quinta-feira, 23 de julho de 2020

Filho de pedreiro e costureira, Guilherme Lopes é o doutor mais jovem do Brasil

0

                                                 Foto: Reprodução

Morador da cidade de Piripiri, região Norte do Estado do Piauí, Guilherme Lopes, é formado em Biomedicina e doutor em Biotecnologia. No ano de 2018, ainda com 26 anos, teve sua tese aprovada em doutorado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).


Filho do pedreiro Seu Francisco e a costureira Dona Maria, sempre estudou em escola pública e só se formou no curso que tanto sonhou, em uma faculdade particular, porque ganhou uma bolsa de estudos de 100% pelo Prouni, programa do Governo Federal de ingresso a universidade.

Essa jornada fez toda diferença, pois conseguiu proporcionar uma melhor qualidade de vida a ele e aos seus familiares. Em entrevista cedida pelo Jornal Globo News, conta que muitas pessoas chegam pedindo receita médica, consulta, mas ele explica que só é doutor porque defendeu o doutorado, não porque é médico ou advogado.

Atualmente, com 28 anos, é professor universitário e inspira estudantes neste tempo de pandemia, sua rotina segue agitada, fazendo pesquisas, elaborando aulas, o conteúdo é gravado e repassado aos alunos através de vídeo aula. Quem pensa que ele quer parar por aí, está enganado, Guilherme diz que tem planos de fazer mais, quem sabe um pós doutorado no exterior, também pretende continuar contribuindo para a formação de outros jovens, visto que a desigualdade social é muito grande e as oportunidades não são iguais, capacidade todos tem de conseguir um curso superior, por isso é necessário investimento na educação.

Sua história continua repercutindo, na tarde desta terça- feira (23), o apresentador de televisão, Luciano Huck, compartilhou em suas redes sociais a história do doutor Guilherme. Escreveu a seguinte mensagem:

“Uma história de exemplo!

Filho de um pedreiro e uma costureira, com apenas 26 anos, Guilherme Lopes, do Piauí, é o doutor mais jovem do Brasil. Com a nota do ENEM ele foi aprovado de primeira em três faculdades, passou da graduação diretamente para o doutorado, e hoje é Doutor em Biomedicina.

Parabéns Doutor Guilherme! Que sua história inspire muitos jovens pelo Brasil. E mais que isso, que a gente consiga construir uma sociedade onde todos tenham oportunidades para seguirem seus sonhos".
                                                                 Foto: Reprodução

Por: Gabriela Lima

Portal Pimenta Nativa (com informações da Globo News)

Author Image
AboutGecinaldo Sousa

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design