segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Empresa será notificada por abrir sem autorização no feriado

0
Foto: On News
A fiscalização foi realizada pela diretora do Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado do Pará em Itaituba, no domingo (30). De acordo com o sindicato, nos anos anteriores diversos setores do comércio e  supermercados não  cumpriram as exigências legais para funcionamento nos feriados, principalmente no dia do comerciário. “A ação foi um sucesso.Antes, não havia nada disso e muitos direitos dos trabalhadores eram desrespeitados, mas, felizmente, agora a coisa mudou e estaremos sempre presentes”, afirmou a diretora do Sindicato dos Comerciários, Aurilene Santos. 

Lojas fechadas no comércio da cidade alta em Itaituba
Foto: On News
A diretora  do Sindicato, informou que lojas do comércio da cidade alta e do centro comercial na Hugo de Mendonça não abriram, nem mesmo os supermercados, com exceção de um na rua Haroldo Veloso, que descumpriu a norma. O Sindicato entrará com uma ação judicial contra a empresa. 

O feriado está previsto na 20° cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho assinada entre o Sindicato do Comércio e Sindicato dos Empregados do Comércio. A data, que era comemorada no dia 30 de outubro, foi antecipada o dia 30 agosto partir deste ano.

Os acordos coletivos de trabalho firmados entre o Sindicato e as empresas garantem direitos e benefícios para os empregados. Por isso a importância de monitorar seu cumprimento. São direitos do comerciário que trabalha nos feriados: adicional de 100% sobre as horas trabalhadas, jornada máxima de 6 horas (8 horas para trabalhadores de supermercados), fornecimento de lanche, jantar ou vale refeição de R$ 12,00, auxílio para pagar o transporte casa-trabalho-casa e folga em até 30 dias após o feriado. 

Fonte: On News
Author Image
AboutGecinaldo Sousa

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design