![]() |
Foto: Reprodução |
O feriado deste sábado, 15, faz referência a uma data importante, onde é celebrado a adesão do Estado do Pará, região Norte do país. Foi o último estado a aderir à Independência do Brasil, a assinatura só aconteceu em 15 de Agosto de 1823.
Foi com a interferência do Imperador Dom Pedro I que o Pará começou a fazer parte do Brasil, separando definitivamente de Portugal. Ele enviou para o Estado o comandante John Grenfill, com o objetivo de fazer com que os governantes aceitassem a separação, com a missão de incorporar o Pará ao Brasil e que isso fosse almejado de qualquer forma. Para isso forjou um documento afirmando que havia uma esquadria em Salinas bloqueando o acesso ao Porto da Capital caso não aceitassem a adesão, desta forma os governantes renderam a proposta.
![]() |
Foto: Reprodução |
A assinatura de adesão aconteceu, mas foi um momento marcado por vários conflitos, pois uns queriam e outros não, e três meses depois do termo ser assinado muitos paraenses se revoltaram, o que ocasionou na morte de 256 pessoas, que foram colocados dentro do porão de um navio e por consequência morreram asfixiadas, fuziladas.
A data foi oficialmente colocada no calendário de feriados de acordo com um projeto de Lei criado em 1996 pelo Deputado Zeno Veloso para fazer com que a sociedade relembre os acontecimentos históricos, além de que seria uma oportunidade para que sejam realizadas solenidades e atividades educacionais, de forma que o cidadão Paraense entenda a importância da data para o Estado.
Neste dia a maioria dos comércios são fechados, ou não, vai depender da Convenção Coletiva Trabalhista.
Por Gabriela Lima
Pimenta Nativa