domingo, 23 de agosto de 2020

Presidente da OAB, Doutora Maria Cristina Bueno faz um relato sobre o impacto da pandemia na advocacia

0
Advogada Drª Maria Cristina Bueno
Foto Reprodução: Arquivo pessoal
Com a chegada da pandemia, assim como em outros setores, a advocacia também sofreu um impacto, pois ninguém esperava estar passando pelo momento vivenciado atualmente. A OAB ( Ordem dos Advogados do Brasil) com o objetivo de atender e defender os direitos da sociedade precisou garantir uma forma de continuarem trabalhando mesmo com todas as regras de isolamento social. Em entrevista ao Portal Pimenta Nativa, a Presidente da subseção da OAB do município de Itaituba-PA, Dr. Maria Cristina Bueno esclarece quais impactos a pandemia causou ou ainda vem causando, bem como os desafios enfrentados diariamente.

Segundo a advogada, na verdade não houve uma paralisação das atividades, mas no início foi difícil pelo fato de não estarem preparados, não imaginavam que um dia a população passaria por uma fase tão complicada, então eles começaram a estudar uma forma de continuar trabalhando.

Foto Reprodução: Arquivo pessoal

Praticamente todos os escritórios de advocacia fecharam as portas, o atendimento do setor Judiciário paralisaram seus atendimentos presenciais e a maneira que encontraram de prestar atendimento a sociedade foi através das plataformas digitais. A Doutora Maria Cristina enfatiza que os advogados tem uma chave de acesso ao sistema do PJe (Processo Judicial eletrônico) onde podem acompanhar os processos judiciais, ou seja, as intimações continuam saindo, os prazos continuam ocorrendo e até mais o trabalho, pois o Juízes estão trabalhando com mais facilidade por não estarem atendendo audiências, todo dia tem serviço.

"A OAB é um sistema que trabalha para a sociedade, zela pelos direitos e deveres do cidadão, uma categoria que trabalha sem nenhum interesse, apenas de melhoria, respeito e direitos fundamentais, chamar a OAB e fazer com que ela esteja presente para qualquer situação é muito importante, desde que não haja conotação nos fatos e sim comprovações". ressalta a advogada.

Foto reprodução: Arquivo pessoal

A Seccional lutou muito pela retomada dos Fóruns e agora neste mês de Agosto os atendimentos presenciais já estão funcionando, de maneira diferenciada, seguindo os protocolos de saúde, mas já é um avanço, apesar disso, o Tribunal do Trabalho ainda não tem previsão de retorno e isso causa muito prejuízo para as pessoas que buscam seus direitos trabalhistas, sem um órgão de atendimento fica difícil dar andamento nesse tipo de processo, a seccional está buscando providências junto  ao Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região de Belém para ver se consegue tomar alguma medida neste sentido. A advogada acredita que a partir do mês de Setembro haverá uma minimização dos impactos sofridos. 

A doutora emite uma mensagem a respeito do que a pandemia deixou de lição para a população: Ela acredita que a pessoa deve olhar para si mesmo, para o seu interior, ter um encontro espiritual, dar mais valor aos pequenos momentos, pois só aqui na cidade de Itaituba-PA já está chegando na faixa de cem vítimas da Covid-19. Olhar a dor do outro como se fosse a nossa e ter mais amor ao próximo.

Por Gabriela Lima
Pimenta Nativa



Author Image
AboutGecinaldo Sousa

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design