quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Secretário de Saúde alerta sobre as medidas preventivas após comprovação de reinfecção do Coronavírus

0
Secretário de Saúde:  Adriano de Aguiar Coutinho
Foto: Gecinaldo Sousa
Nesta semana foi publicado uma confirmação de pesquisadores da universidade Hong Kong de uma reinfecção da Covid-19. Trata-se de um homem de 33 anos que já havia contraído a doença e após 4 meses e meio foi infectado novamente pelo vírus depois de chegar de uma viagem da Europa, dessa vez assintomático. Diante disso, médicos de todo o mundo vem demonstrando preocupação e relataram que isso realmente poderá acontecer, caso não ocorra medidas rigorosas de prevenção.

Nesta quinta-feira (27), a Secretária Municipal de Saúde (SEMSA) por meio do secretário Adriano Coutinho fez uma coletiva de imprensa para informar que já está tomando providências em relação as  medidas práticas de distanciamento social para que não Itaituba não chegue a esse descontrole de novas reinfecções. 

Uma das medidas foi recomendar ao SIPRI que não aconteça a feira agropecuária este ano, pois sabe que é impossível evitar aglomeração de uma festa que movimenta em muito a cidade, apesar de que o Presidente do Sindicato apresentou um planejamento com vários protocolos de prevenção, por isso foi comunicado que o evento foi adiado.

A Vigilância Sanitária está em campo para vistoriar casas de shows, notificar os promotores de eventos e passar novas normas que possivelmente a partir de segunda-feira (31) já entrará em vigor. Determinará um decreto em que uma festa só poderá conter até 300 pessoas, além disso, qualquer pessoa que queira realizar uma comemoração tem que comunicar a Vigilância para receber autorização.

A Secretaria irá reforçar ainda as fiscalizações em relação as medidas sanitárias, está sendo percebido que restaurantes, bares, clubes não estão respeitando o distanciamento entre os clientes. Adriano Coutinho ressalta que ainda não foi autorizado nem liberado essa flexibilização de pessoas próximas uma das outras, além do mais ainda é necessário manter uma limpeza criteriosa, o álcool em gel deve ser utilizado nesses locais, entre outros.

No descumprimento dessas ordens será primeiramente realizado uma notificação e posteriormente penalidades com multas. O Secretário deixa bem claro que essas regras promovidas pela SEMSA é exclusivamente para o bem da população e não para prejudicar nenhuma empresa. Não significa que a cidade esteja vivendo um caos da doença, já que o número de vítimas e internados está bem controlado, as medidas são julgadas essenciais justamente para que algo pior não aconteça, enquanto não ter a vacina é preciso cuidado redobrado.

Por Gabriela Lima
Pimenta Nativa






Author Image
AboutGecinaldo Sousa

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design