sábado, 29 de agosto de 2020

Semsa não reconhece possível caso de reinfecção por covid-19 divulgado nas redes sociais

0

Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) não reconhece possível caso de reinfecção por covid-19 divulgado nas redes sociais. (Foto: Alécio Freitas/Portal Giro)
Após caso de possível reinfecção por covid-19 em Itaituba ganhar repercussão nas redes sociais esta semana, inclusive sendo divulgado pelo Giro, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), informou, através do Secretário Adriano Coutinho, que desconhece o perfil da mulher que apresentou resultado de exames que comprovariam o segundo diagnóstico positivo do vírus.


De acordo como secretário, há sim um caso suspeito de reinfecção no município sendo analisados pela SEMSA, junto a Secretaria de Estado de Saúde Público (Sespa) e o Ministério da Saúde, contudo é de uma jovem que trabalha na área da saúde, foi apenas o que informou o secretário Adriano Coutinho, da Semsa.



Secretário de Saúde, Adriano Coutinho. (Foto: Gecinaldo Sousa/Pimenta Nativa)


O Giro havia divulgado, na última quinta-feira (27), o caso de uma mulher de 45 anos, assistente social em Itaituba, que apresentou todos os exames laboratoriais que atestariam uma possível reinfecção pelo vírus, como sendo o investigado pela Secretaria Municipal de Saúde, ou seja, o caso que o órgão estuda é outro. Isso mostra que o município pode ter mais de um possível casos de reinfecção.



Segundo a mulher, ela reapresentou os sintomas da doença no último dia 16 de agosto, quando teve desmaio durante o trabalho. “Após o desmaio, logo fiquei ruim. Não como nada, não consigo sentir cheio, nem paladar. Meus olhos ardem muito, estou sempre vomitando”, relata a mulher.



Ainda de acordo com a mulher, ela fez o teste pela segunda vez na quarta-feira (26) após apresentar tosse, ardência nos olhos e fortes dores no corpo.O primeiro exame positivo que a assistente social realizou foi no fim do mês de março. Ela teve apenas sintomas leves, não precisou ser internada e já havia se recuperado.



Já a paciente que os órgãos de saúde investigam em Itaituba, teria sido contaminada há cinco meses e recentemente reapresentou os sintomas da doença. O teste chamado de RT-PCR (Reverse transcription polymerase chain reaction), exame que identifica a presença do vírus da covid-19, já foi realizado e o resultado foi positivo. Agora as pesquisas devem apontar o sequenciamento genético e avaliar se é um vírus diferente, se houve mutação ou se o mesmo vírus da primeira infecção voltou a se manifestar.



Fonte: Portal Giro
Author Image
AboutGecinaldo Sousa

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design