segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Sindicato dos empregados no comércio do Estado do Pará divulga nova convenção coletiva

0
Sede do sindicato em Itaituba-PA
Foto: Gecinaldo Sousa /Pimenta Nativa
O Sindicato dos empregados do comércio e serviços no Estado do Pará (Sec Pará) vem a público divulgar nova convenção coletiva de trabalho. Anualmente negociações são feitas por parte dos representantes da classe trabalhadora e representantes patronais para definir normas de trabalho, valores do novo piso salarial, tickets alimentação, entre outros.

O Portal Pimenta Nativa esteve no Secpa de Itaituba representado pela diretora  Aurilene Oliveira para esclarecer sobre essa nova convenção.

Segundo Aurilene, a nova convenção era para ter sido fechada desde o mês de Março (data base), porém devido a pandemia, somente agora no mês de Agosto é que aconteceu o fechamento. Em torno de 3,92% será o aumento do novo piso salarial para trabalhadores com até um salário mínimo, porém a validade será de 1º de Agosto à Dezembro de 2020. O valor atual do reajuste salarial passará a ser 1280,71 (mil duzentos e oitenta reais e setenta e um centavo) para os trabalhadores do comércio.

Diretora Aurilene Oliveira
Foto: Gecinaldo Sousa / Pimenta Nativa
A data base da convenção realizada sempre em Março irá mudar, a partir do ano que vem passará a ser vigente de Janeiro à Dezembro de 2021.

Os valores do retroativo, ou seja, a serem pagos de de Março à Julho, esperado pelos funcionários, não deverá acontecer. Na cláusula do novo contrato especifica que devido a mudança da data base e da crise gerada pela pandemia do Covid-19, o reajuste do valor salarial deverá ser somente de Agosto em diante, mas a diretora do Sindicato reafirma que, apesar disso, os trabalhadores devem festejar, pois a patronal não queria aumentar nada do salário, felizmente o Sindicato "brigando" incansavelmente conseguiu manter os direitos, não somente do piso salarial, mas também dos direitos de quebra de caixa, vale alimentação, feriados pagos de acordo com a convenção e mais.

Sobre o feriado do dia do comerciário, a data continua mantida no dia 30 de outubro, porém em uma Assembléia foi reivindicado por uma trabalhadora e pelos representantes patronais a mudança da data  do feriado para o dia 30 de Agosto. Ainda não tem uma resposta definitiva para esta especulação, segundo a  diretora está sendo aguardada a visita do Presidente do sindicato para verificar se foi decidido ou não modificar tal data.

Lembrando que no dia do comerciário todos os estabelecimentos comerciais deverão ser fechados ou estarão sujeitos a multas e penalidades.

A diretora Aurilene reafirma a importância do sindicato para o trabalhador, que procurem a sede a fim de saberem seus direitos e deveres, qualquer dúvida faça uma visita, está localizado na Travessa Victor Campos próximo a Avenida Getúlio Vargas.

Por Gabriela Lima

Pimenta Nativa
Author Image
AboutGecinaldo Sousa

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design