segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Confira entrevista concedida pelo Médico Veterinário Ithalo Prado da Ong "O Sol Nasce Para Todos"

0

Idealizador da Ong: Dr. Ithalo Prado Custódio 
Foto: Gecinaldo Sousa

Prestes a completar três anos de sua fundação na cidade de Itaituba-PA, a Organização Não Governamental (ONG) intitulada de "O Sol Nasce Para Todos" é uma Sociedade Protetiva dos Animais Médico Veterinário Ithalo Prado Custódio. Começou seu funcionamento na cidade em 10 de Janeiro de 2017.

Segundo o Médico, Dr Ithalo, a iniciativa do projeto surgiu da necessidade de se construir um local específico de abrigo e tratamento para animais domésticos e silvestres, abandonados e debilitados, entre outros, que precisam de cuidados.

A Ong é subsidiada pela colaboração da população, voluntários  e além disso conta com o apoio de dois funcionários que são pagos com o dinheiro depositado por pessoas que prezam pela mesma causa, eles ajudam nos cuidados diários dos animais juntamente com os conhecimentos profissionais do Médico.

O espaço da Ong foi doado pela Prefeitura, a estrutura, bem como toda a alimentação, medicamentos, produtos de limpeza adquiridos são doados unicamente pela sociedade.

O Dr. Ithalo ressalta que é necessário ter amor quando se trata de cuidar de animais, são centenas deles com suas mais variadas personalidades, ou seja, é preciso ter carinho, paciência e tratá-los da maneira mais amigável possível, a fim de evitar conflitos entre os mesmos.

Ithalo Prado, além de Médico Veterinário na Ong, também tem outras funções ao decorrer do dia, ele trabalha em um Frigorífico, em Clínica particular, em algumas Agropecuárias, é Professor na Eetepa e no Colégio Paraense. Ele conta que tem que conciliar seu tempo para atender todos os locais de forma que atenda a necessidade de cada um, sendo que na Ong seus cuidados são diários.

De acordo com o Médico, para quem deseja um futuro profissional como Veterinário, o segredo é a dedicação, o amor pela profissão escolhida conta muito e também a divisão do tempo, sabendo administrar o horário de cada atividade, consegue controlar  e encontrar tempo pra tudo. Hoje muitos dizem não ter tempo nem pra si, quem dirá para cuidar de um animal, pensamento errôneo.

A Ong tem dezenas de cães e gatos para doação,  quem tiver interesse em adotar um, é só comparecer na sede com seus documentos pessoais, comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade do animal.

A Ong fica localizada na Rodovia Transamazônica, km 04, atrás da usina de Asfalto em uma casa amarela. Se você sentir de fazer qualquer doação, pode ser de ração, produtos de limpeza, curativos, soros, entre outros,  pode deixar no próprio local ou ligar para o número (93) 991635551. Você também pode fazer depósito e transferência em dinheiro na conta  da Ong.









Fotos: Gecinaldo Sousa

Por Gabriela Lima

Pimenta Nativa





Author Image
AboutGecinaldo Sousa

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design