![]() |
Foto: arquivo pessoal |
O enfermeiro Cleidson Colares Batista finalizou mais uma etapa de sua formação profissional. No mês de Agosto, concluiu seu Mestrado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).
Para obter sua certificação, apresentou uma dissertação cujo tema foi "Longevidade e os hábitos de vida dos idosos do município de Itaituba", o objetivo do estudo era conhecer as escolhas de vida e sua relação com a longevidade da população idosa da cidade; bem como levantar dados que esclarecesse quais hábitos são favoráveis para alcançar o envelhecimento prolongado e correlacionar os hábitos com o estilo de vida e qual sua influência na qualidade de vida na longevidade.
A dissertação foi baseada em pesquisas realizadas com idosos Itaitubenses, com a apresentação de questionários e informações relatadas de pessoas com mais de 60 anos sobre seus hábitos de vida.
A conclusão do seu trabalho foi submetido a avaliação de uma banca examinadora formada por três doutores da Universidade Luterana do Brasil que tem sua sede em Canoas do Rio Grande do Sul, mas devido a pandemia do Coronavírus, a apresentação foi feito de forma virtual e sua dissertação foi aprovada pela banca e recebeu o título de Mestre em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade.
Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), atualmente é Enfermeiro concursado como Especialista em Saúde da Família da Prefeitura Municipal de Itaituba-PA, Diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde; Representante do Conselho Regional de Enfermagem do Pará, Docente dos cursos de níveis superiores de Estética e Fisioterapia da Faculdade de Itaituba, Tutor do curso de Pós-graduação em Saúde da Família da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de enfermagem na atuação em saúde pública com ênfase na Estratégia Saúde da Família e Gestão em Saúde, na docência de cursos EAD de Pós graduação, de cursos de níveis superiores, cursos profissionalizantes presencial e EAD.
Por Gabriela Lima
Pimenta Nativa
Fonte: Jornal Focalizando