quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Presidente da OAB Dr. Maria Cristina Bueno depõe sobre caso de colegas advogados supostamente envolvidos em resgate de internos

0

Doutora Maria Cristina Bueno
Foto: Gecinaldo Sousa 

A Advogada e Presidente da OAB-Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Itaituba-PA, Drª Maria Cristina Bueno relatou para o Portal Pimenta Nativa sobre o caso que vem envolvendo o nome de dois colegas advogados. Segundo o que tem se divulgado nas mídias, dois advogados tem seus nomes relatados em envolvimento ligados ao resgate de dois internos do Centro Regional de Recuperação de Itaituba-PA, através de um relatório do Sistema Penal.

Para a Presidente Drª Maria Cristina, a princípio todas as pessoas podem dizer o que queiram a respeito de quem quer que seja, então não se pode negar que o advogado criminalista, principalmente, tem o convívio direto com seus "defendidos", os advogados tem em suas prerrogativas a liberdade de falar com seus clientes detentos, o direito de estarem presentes na vida dos mesmos, quando necessário, ter  liberdade de acesso, porém, hoje esse acesso está mais restrito, as mudanças que foram feitas no sistema carcerário a nível de estado vieram para preservar e garantir o trabalho do advogado. A casa penal, hoje está com mais segurança, com mais cautela, com certas determinações mais rígidas e isso se estende tanto as visitantes familiares, quanto dos próprios advogados com sistema de agendamentos.

Quanto ao que vem sendo divulgado a respeito dos seus colegas, a Doutora diz que a  OAB não comunga com este tipo de atitude, nenhum advogado está livre de responder algum processo criminal, judiciário ou qualquer outro, mas o direito é assegurado de que o advogado passe primeiro por um processo, ter seu direito de defesa, o que aconteceu  envolvendo o nome dos colegas foi um ato que não foi pensado, acredita que deva ter vazado alguma informação desses relatórios, pois não é possível alguém deliberadamente expor nomes, até porque pode gerar processos. 

Para a advogada, a OAB permanece ao lado do colega profissional que teve sua imagem exposta, a OAB não recebeu até hoje nenhum tipo de documento informando a conduta de advogado A ou B, por isso a seccional desconhece qualquer má conduta acerca dos nomes citados e só o fato de serem citados sem nenhuma devida comprovação pode gerar sim um prejuízo, a OAB deseja que isso seja revisto e que haja a responsabilização de quem realmente deixou que isso viesse a tona em um momento inoportuno.

Se existem relatórios, fatos e comprovações que afirmam a participação dos advogados seja de Itaituba-PA ou qualquer outro município, a Doutora esclarece que irão apurar e se, um dia dentro do contexto de apuração existir verdadeiros resquícios de participação de qualquer um citado, lógico que a OAB irá adotar meios para coibir a prática, existem procedimentos internos, existem sindicâncias, ou seja, dentro do Conselho de Ética haverá punições, o que não pode se permitir é jogar na mídia uma informação que não tenha uma fonte concreta, que prove qualquer notícia.


Por Gabriela Lima

Pimenta Nativa

Author Image
AboutGecinaldo Sousa

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design