sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Vacine seu cão e gato: Em Itaituba Campanha de vacinação começa neste sábado (26)

0

Foto: Reprodução

A campanha de vacinação antirrábica começou em todo Pará no dia 14 de setembro e se estenderá até o dia 31 de outubro.

Para a campanha em todo o Estado, há uma estimativa de que 7.000 postos estejam disponíveis à população. A meta é vacinar mais de um milhão de animais entre cães e gatos. Na campanha atuarão 17 mil profissionais de saúde dos municípios.

Foto: Divulgação


Para a Coordenação Estadual de Zoonoses da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), a campanha é essencial já que o Pará é um dos estados brasileiros que têm prioridade para receber as doses de vacinas antirrábicas por ter registrado casos de raiva humana em 2004 e 2005, quando surtos expressivos de raiva humana transmitida por morcegos hematófagos foram descritos no Pará e Maranhão.

Em Itaituba, oeste do Pará, o dia “D” da campanha será amanhã (26). Segundo Delano Mourão, coordenador do setor de zoonoses do município, na zona rural, a campanha já está sendo realizada e conforme o calendário Nacional, dia 26 acontecerá a vacinação na sede do município.

O coordenador informou que a expectativa é que 13 mil doses da vacina sejam feitas neste dia.

Cerca de 200 profissionais estarão atendendo em 50 postos distribuídos em vários pontos da cidade, entre escolas, áreas comuns dos bairros, postos de Saúde, entre outros.

A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que acomete mamíferos, inclusive o homem, e é transmitida principalmente por meio da mordida de animais infectados. A raiva apresenta letalidade de, aproximadamente, 100%, e alto custo na assistência preventiva/curativa às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer.

O médico veterinário da Coordenação de Zoonoses da Sespa, Alberto Begot, lembra que nos casos de agressão de animais ao ser humano, a orientação é procurar imediatamente assistência médica nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde. Segundo ele, o profissional de saúde deve avaliar se há necessidade ou não de prescrição que atenda os esquemas de profilaxia contra a raiva. “Quase todas as pessoas ou animais que pegam raiva, vem a óbito, daí a importância da vacinação anual para o controle e para não ter casos de raiva”, afirmou.

A vacina antirrábica é obrigatória e gratuita para animais a partir de três meses de idade. Mesmo aqueles que já foram imunizados anteriormente devem repetir a dose. Os donos deverão procurar os postos e levar seus animais juntamente com o cartão de vacinação. Caso não tenha, será emitido um comprovante na hora que o animal for vacinado.

Os postos de vacinação irão funcionar das 08h às 17h.




Fonte: On News/ G1 Pará

Author Image
AboutGecinaldo Sousa

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design