quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Prova de vida dos beneficiários do INSS ficará suspenso somente até 31 de Outubro

0

Segundo Instituto Nacional de Seguro Social, a prova de vida do INSS segue suspensa até 31 de outubro. Os segurados do INSS já podem marcar o atendimento para o próximo mês, através do aplicativo, telefone ou site.



Segundo o INSS não haverá suspensão dos pagamentos dos beneficiários que ainda não realizaram a prova de vida. A medida vale até o final de outubro, já que o atendimento presencial está restrito, devido à pandemia de Covid-19.

Porém, não se sabe se haverá uma nova prorrogação, por esse motivo, o Instituto aconselha que os segurados realizem o agendamento para fazer o procedimento comprobatório e ter seu benefício garantido.

Lembrando que, a prova de vida do INSS é obrigatória para os beneficiários que recebem por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Esse processo acontece uma vez ao ano, nas agências bancárias.

A data é marcada pela agência, sendo que o não comparecimento pode acarretar em suspensão do recebimento. Essa medida serve para comprovar a vida do beneficiário e tem como intuito evitar pagamentos indevidos ou fraudes.

Após seis meses de suspensão sem o comparecimento para a prova de vida o benefício é cessado pelo INSS. Porém, desde março, no início do isolamento social, o Instituto suspendeu os bloqueios dos benefícios por falta de prova de vida.

Essa iniciativa considerou que a maioria dos aposentados e pensionistas faz parte do grupo de risco e, portanto, fazer com que esses se apresentem nas agências para a prova de vida presencial é um risco desnecessário diante do cenário de calamidade pública.

“Os procedimentos citados vão até a competência setembro. Logo, pagamentos efetivados em outubro, ainda ficam sem a possibilidade de suspensão por falta da fé de vida”, explicou o Instituto Nacional do Seguro Social.

“Portanto, como dito, não haverá bloqueio até o fim deste mês, conforme a portaria 933, de 14/09/2020. Contudo, o beneficiário que quiser e puder, não há impedimento em realizar o procedimento”, prosseguiu o instituto.

Dessa maneira, as suspensões de pagamentos devem começar no próximo mês, por isso, é importante agendar a prova de vida. O agendamento pode ser feito pelo site e aplicativo Meu INSS.

Fonte: Terra economia/ fdr.com.br

Author Image
AboutGecinaldo Sousa

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design