sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Conheça a ordem de votação na urna eletrônica em Itaituba para a votação do próximo domingo

0

Foto: Reprodução

No próximo domingo, dia 15 de novembro, quase 148 milhões de brasileiros poderão votar em 26 unidades da Federação. Em Itaituba, oeste do Pará, de acordo com o cartório eleitoral, serão 83.970 eleitores que estão aptos a votar no domingo(15).


Na hora da votação, fique atento: você deverá escolher, na urna eletrônica, primeiro um candidato ao cargo de vereador.


O próximo passo é selecionar o seu candidato ao cargo de prefeito. Os concorrentes a uma vaga nas câmaras municipais do município serão identificados por um número de cinco dígitos.


Já os candidatos ao cargo de prefeito são registrados na urna com dois dígitos.


Votação extra em Itaituba


Simultaneamente ao pleito municipal, será realizada a eleição para decisão sobre a emancipação do município de Moraes Almeida.


Os eleitores deverão votar se concordam com a transformação do então distrito em município. Portanto, a votação acontecerá na seguinte ordem: vereador, prefeito e, por último, emancipação de Moraes Almeida.


A escolha por emancipar Moraes Almeida será identificada, na urna eletrônica, por números de dois dígitos. Se a opção do eleitor for favorável à emancipação, o número 44 deverá ser digitado e confirmado. Se a decisão for contrária, o eleitor deverá digitar o número 73 e confirmar.


Simulador e “colinha”


O TSE disponibiliza um simulador de votação em seu Portal na internet. Nele, é apresentada uma urna virtual semelhante à utilizada nas seções eleitorais, permitindo ao internauta “votar” para os cargos em disputa nas Eleições Municipais. Na página, há uma lista de candidatos e partidos fictícios. Caso a pessoa erre durante o ensaio, o simulador mostrará uma mensagem explicativa, apontando o erro e ensinando a como proceder corretamente. Outra ferramenta para auxiliar o eleitor a exercer o voto com facilidade é a chamada “colinha”, um papel com os nomes e números dos candidatos em ordem de votação e que pode ser consultado no momento do voto. Essa prática é permitida no papel, mas é vedada em celular ou em qualquer meio eletrônico. Também não é permitido levar nenhum aparelho eletrônico para a cabine de votação.


Fonte: On News

Author Image
AboutGecinaldo Sousa

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design