segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Uso de máscara volta a ser fiscalizado em Itaituba a partir de amanhã (29)

0
Foto: Reprodução

A partir de amanhã (29), volta a ser fiscalizado o uso de máscaras em todos os espaços públicos, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços em Itaituba, oeste do Pará.

O último decreto de nº 082-2020 que ainda está em vigor, determina o uso obrigatório da máscara para conter a disseminação do novo coronavírus, porém, houve um afrouxamento por parte da população e também da fiscalização municipal, devido ao baixo número de ocupação hospitalar no município.

Devido às festas de final de ano gerarem aglomerações, há uma preocupação com o aumento de novos casos, e o governador do estado, Helder Barbalho, fez um pronunciamento no sábado (26), informando que algumas regiões haviam apresentado tendência de aumento. “O governo do Estado busca evitar que as festas de fim de ano tragam repercussões agravantes à saúde dos paraenses. Conseguimos superar com estabilidade as férias de julho, o período de eleições, porém com as atuais projeções, baseados na ciência e na técnica, com acompanhamento diário das nossas equipes, precisamos reavaliar algumas medidas, para evitar o estabelecimento de restrições severas que já estão ocorrendo em outros estados brasileiros e países”, explica o governador Helder Barbalho.

Pronunciamento feito pelo governador no sábado (26)/ Foto Agência Pará

De acordo com o coordenador do programa Retoma Pará, Adler Silveira, as regiões do Tapajós e do Xingu, antes classificadas como ” risco intermediário”, representado pela bandeira amarela, passam a ser classificadas como “risco médio”, representado pela cor laranja.

Coordenador do Programa Retoma Pará Adler Silveira/ Foto: Agência Pará

Em reunião na Câmara Municipal nesta segunda-feira(28), órgãos da segurança pública e representantes de estabelecimentos da cidade, se reuniram para traçar novas estratégias para a contenção da propagação do vírus.

Foto: Ascom/PMI

O Secretário de Saúde de Itaituba, Adriano Coutinho, falou ao On News que o motivo da reunião foi fortalecer as medidas previstas em decreto que são, o uso da máscara, o uso do álcool em gel e o distanciamento, para que as aglomerações das festas de final de ano não tenham repercussão no agravamento do cenário da pandemia.

Secretário de Saúde de Itaituba Adriano Coutinho / Foto: Ascom/PMI


Segundo Adriano, o foco principal, foi as atividades consideradas não essenciais, como bares, restaurantes, academias e clubes de festa. “Os proprietários se prontificaram a cobrar o uso da máscara principalmente na entrada dos estabelecimentos uma vez que o decreto fala da obrigatoriedade de todos os estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços impedirem a entrada e a permanência em seu interior de pessoas sem máscaras. Caberá a eles afixar cartazes informativos sobre a forma de uso de máscaras e o número máximo de pessoas permitidas ao mesmo tempo dentro do estabelecimento, conforme os modelos de referência disponíveis.” Ressaltou o secretário.

O secretário disse ainda que motivação do encontro, foi uma alteração na ocupação de leitos nos últimos quatro dias. “Estávamos com uma taxa de ocupação hospitalar de 16% e agora é de 21 pra 22%. Diante da situação dos outros municípios que estão em uma crescente, temos que antecipar para evitar os casos.”

Segundo o secretário, todos os eventos realizados pela prefeitura, como a tradicional queima de fogos e shows foram cancelados como forma de evitar as aglomerações e que algumas medidas foram adotadas para reforçar a proteção à população itaitubense.

Entre as restrições e proibições estão:

A Orla da cidade será interditada durante a virada do ano para impedir que haja carros de som e não será permitido a montagem de barracas na extensão da Orla e às margens do rio Tapajós.

Os bares e restaurantes, clubes de festa e casas noturnas ficarão obrigados a não permitir a entrada sem máscara e disponibilizar o álcool em gel para utilização da população.

Para garantir o cumprimento das medidas obrigatórias, a Comtri atuará em diversos locais para que não haja qualquer tipo de aglomeração. “As equipes manterão o trabalho de conscientização da importância de utilização de máscaras e de seguir os protocolos sanitários”. Ressaltou Adriano.

O prefeito Valmir Climaco, disse que um documento reforçando as medidas será publicado na terça-feira(29) e pediu que a população colabore com as medidas para que não seja necessário o fechamento dos estabelecimentos. “A partir de amanhã, ninguém pode entrar em nenhum estabelecimento nem transitar nas ruas sem máscara, quem tem que cuidar da sua saúde é você.” Ressaltou o gestor.


Prefeito Valmir Climaco falando das medidas de prevenção/ Foto: Ascom/PMI

Adriano ressaltou que equipes da Vigilância sanitária aumentarão a ostensividade na fiscalização e contarão com o apoio da Polícia Militar e também da Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comtri) para fiscalizar nas ruas o uso das máscaras que é a principal medida de contenção da disseminação do novo coronavírus. 


Fonte: On News

Author Image
AboutGecinaldo Sousa

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design