segunda-feira, 1 de março de 2021

UTILIDADE PÚBLICA - SOLIDARIEDADE FAZ BEM

0

Noticias dão conta de que o cidadão Hernanes da Silva Alencar, o conhecido "Zeca Tatu" encontra-se hospitalizado no município de Santarém- Pará.

Hernanes sentiu fortes dores nas genitálias e ao recorrer ao médico em Itaituba, descobriu-se de que se tratava de uma doença chamada Síndrome de Fournier. Segundo a 

Drª. Sheila Sedicias

-Ginecologista, a síndrome de Fournier é uma doença rara causada pela proliferação de bactérias na região genital que promove a morte das células do local e leva ao surgimento de sintomas de gangrena, como dor intensa, cheiro fétido e inchaço da região.

Essa síndrome é mais comum em homens mais velhos ou pessoas imunocomprometidas devido à baixa atividade do sistema imunológico, que não é capaz de eliminar os microrganismos responsáveis pela infecção.

A síndrome de Fournier tem cura e não é contagiosa, no entanto o seu tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível para diminuir o risco de amputação e espalhamento da bactéria para outros órgãos, o que pode colocar a vida em risco.

Os principais sintomas é a presença da bactéria na região íntima que  provoca infecção grave e é capaz de interromper a circulação de sangue na região, podendo resultar na morte do tecido, sendo esta situação conhecida por gangrena. Assim, os sinais e sintomas da síndrome de Fournier são considerados bastante dolorosos e desconfortáveis, sendo os principais:

Pele da região íntima vermelha que depois evolui para escurecida;

Dor intensa e constante;

Cheiro fétido e inchaço da região;

Febre acima de 38ºC;

Cansaço excessivo.

Apesar de ser menos frequente, nas mulheres há normalmente comprometimento da vulva e da virilha, enquanto que nos homens é observado principalmente no escroto e no pênis.

O tratamento deve ser recomendado pelo urologista ou ginecologista, sendo normalmente indicada a realização de cirurgia para retirar a pele e as células mortas e, assim, evitar a progressão da doença. Além disso, o tecido removido é enviado para o laboratório para que seja analisado e possa ser identificado o microrganismo responsável pela síndrome.

Além da cirurgia o médico pode indicar o uso de antibióticos por via oral ou diretamente na veia, como Piperacillin-Tazobactam ou Clindamicina, por exemplo, para evitar que a doença volte a surgir.

Nos casos mais graves, pode ser necessário remover muita pele e tecidos afetados e, por isso, o paciente pode ficar internado desde alguns dias até vários até que a pele e todos os tecidos afetados voltem a crescer.

Em alguns casos, pode ser necessário também que a pessoa seja submetida a cirurgias de reconstruir a região íntima, isso porque a bactéria responsável pela síndrome destrói o tecido e as células. As causas da síndrome de Fournier é atraves das bactérias que fazem parte da microbiota genital que podem desenvolver-se no local e levar à morte das células devido à presença de toxinas. Algumas situações favorecem a proliferação dessas bactérias e aumentam o risco de desenvolvimento da síndrome, sendo as principais:

Falta de higiene;

Pregas na pele, que acumulam bactérias;

Diabetes mellitus;

Obesidade mórbida;

Desnutrição;

Baixa vascularização e trombose nos vasos sanguíneos da região;

Pancadas com formação de hematomas;

Sepse;

Síndrome da Imunodeficiência Adquirida;

Infecção do Trato Urinário;

Pequenas infecções.

Além disso, outros fatores que aumentam o risco de síndrome de Fournier são cirrose, alcoolismo, hipertensão, uso abusivo de drogas e de antibióticos sem recomendação médica, uma vez que pode promover a permanência de bactérias mais resistentes.

A higienização diária é uma das formas de prevenção e é importante evitar os fatores de risco, ter uma alimentação saudável, evitar o consumo de bebidas alcoólicas ou drogas, não fazer uso de antibióticos sem indicação médica.

Hernanes precisa de ajuda, ele ainda sente fortes dores e seu tratamento exige muitos cuidados. O mesmo disponibiliza uma conta bancária para que sejam depositadas as ofertas para seu tratamento.


Agência  759

Conta 30520

Dig 0

Hernanes da Silva Alencar

CPF 887 276 452 15

Bradesco

Toda ajuda é de grande importância nesse momento.

Author Image
AboutGecinaldo Sousa

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design