segunda-feira, 24 de maio de 2021

Número de casos de malária aumenta e preocupa setor de endemias em Itaituba Pará

0
Foto: (Reprodução)
A Coordenação de Endemias de Itaituba, na quarta-feira (19/05), repassou informações acerca do atual cenário de casos de malária na região. Segundo Jorge Luiz, Coordenador de Endemias do Município, os casos da doença teve um considerado aumento em comparação aos últimos três anos.

As áreas que mais apresentaram incidência foi nas regiões dos garimpos do Porquinho, Tocantins e Amana, sendo que estas, segundo Jorge, apresenta os maiores números de casos. Somados todos os registros e levando em consideração a dimensão regional, o Município de Itaituba já ultrapassa 1.200 casos confirmados, um índice preocupante, realça o coordenador. Em função do elevado registro, tem-se pensado e planejado ações para buscar combater a malária.

Conforme o cronograma de atividades, nos dias 07 e 12 de junho, as ações de combate irão contemplar as regiões do Porquinho e Tocantins. Em seguida, a programação terá andamento de execução até a região do Amana, a qual faz divisa com o estado do Amazonas; no entanto, um percentual de 99% dos moradores são do Município de Itaituba, sudoeste do Pará.

As estratégias de combate, conforme Jorge, vão desde o diagnóstico e tratamento da malária até a instalação de mosquiteiro impregnado e aplicação de inseticidas por meio de uma técnica conhecida como “fumacê”. O objetivo dos serviços é reverter o índice dos casos.

Com informações (ASCOM/SEMSA-Plantao24horas)
Author Image
AboutGecinaldo Sousa

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design