sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Projeto A “RODA DE CONVERSA” traz um olhar de inclusão para alunos e professores do ensino regular em Itaituba Pará

0

 

A “RODA DE CONVERSA: Um olhar de inclusão” realizado na Escola Estadual Centro Maranata, faz parte de um projeto que envolve a 12ª Unidade Regional de Educação através da Coordenadoria de Educação Especial e as escolas que possuem Atendimento Educacional Especializado AEE. O projeto tem dentre seus objetivos fomentar um debate sobre a INCLUSÃO ESCOLAR, a partir do compartilhamento de ideias e percepções da família, dos alunos público alvo da educação especial, gestores, professores do ensino regular, professores do AEE, especialista em educação especial, psicóloga, psicopedagoga, dentre outros profissionais. 



O momento teve a participação do gestor da 12ª Unidade Regional de Itaituba –José de Ribamar Almeida e Silva, da técnica de referência da Educação Especial na 12ª URE – Alessandra Neves Silva, da técnica da 12ª URE – Dielen Priscila Ressureição, da coordenadora de Educação Especial/SEMED – Elizângela Oliveira, da psicóloga Êndria Ribeiro e da Psicopedagoga Eliete Porteglio. O gestor da 12ª URE, enfatizou que tem priorizado em sua gestão o apoio a essa modalidade de ensino – Educação Especial, através da implantação da Coordenadoria de Educação Especial na Regional 12, apoio à transferência da professora Neuzimar Reinoso Elizeu para para Itaituba, pois a escola Maranata necessitava dessa profissional no AEE.


Os relatos de experiências e intervenções dos participantes nesta Roda de conversa possibilitaram a realização de um levantamento de fatores essenciais para o fortalecimento da colaboração e inclusão escolar efetiva na Rede Estadual. Os pais agradeceram ao gestor Especialista Alessandro da Silva Batista e todos os profissionais envolvidos pelo acolhimento e reconhecimento dos seus filhos atípicos, suas expectativas são de que eles ingressem no ensino superior, assim que concluírem o Ensino Médio.



"Inclusão! Tema tão divulgado, mas pouco compreendido. Por que será que é tão difícil entender que inclusão não é apenas tirar as barreiras físicas ou aceitar as pessoas com deficiência? Tirar as barreiras físicas, é fácil!  Difícil é tirar as barreiras do coração! Porque inclusão não é apenas aceitar.  Inclusão é amar!” 


Por: (Prof. Neuzimar Reinoso Elizeu)

Author Image
AboutGecinaldo Sousa

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design