quinta-feira, 18 de novembro de 2021

CICLO DE RODA DE CONVERSA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR ACONTECEU NO ANEXO II DA ESCOLA PROFESSORA MARIA DAS GRAÇAS ESCÓCIO CERQUEIRA, MIRITITUBA-PA

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A I Roda de conversa realizada no dia 08/11/2021 no Anexo I da Escola Prof. Maria das Graças Escócio Cerqueira, localizada em Miritituba, teve como tema: "Incluir é abraçar as diferenças". A escola tem em sua matrícula do Atendimento Educacional Especializado 04 (quatro) alunos público alvo da educação especial. Desse modo, o projeto teve como objetivo principal fomentar a temática sobre a inclusão escolar, a partir de relatos dos alunos e familiares, declarações dos professores do ensino regular e intervenções dos professores da Educação Especial e demais profissionais convidados. 


O evento contou com a participação de toda a comunidade escolar, inclusive dos motoristas que transportam  os alunos das comunidades a cerca de 26 quilômetros para estudar em Miritituba. Logo após as boas vindas do gestor José Edinaldo Costa, deu-se prosseguimento a dinâmica da Roda de conversa, a qual foi conduzida pela técnica Gledis  Fabiana e pela professora de apoio especializado Marinalva Lisboa, que direcionavam as perguntas e as discussões em forma de sorteio. 

A 12ª Unidade regional de educação estava representada pela técnica de referência Alessandra Neves Silva e pela professora Lucila Gauer (Socióloga), também estavam presentes as professoras Neuzimar Reinoso (Maranata), Marleuda Cardoso (Escola Benedito Correia de Souza) e Antonia Simone Araújo (Escola Prof. Maria das Graças Escócio - Sede), que em parceria com a escola puderam discutir propostas a serem implementaddas  (PPP) desta Unidade de ensino, inclusive o Projeto Coreolibras já desenvolvido na escola SEDE desta mesma instituição, pela professora Marleuda Cardoso.  

Na ocasião, as mães relataram todo a trajetória dos filhos, falavam dos preconceitos vivenciados e dos anseios em relação ao futuro dos seus filhos atípicos. Uma das mãe relatou que só aceitou que sua filha tinha uma deficiência quando a mesma completou 16 anos, mas afirmou que ao longo dos anos, sua filha enfrentou muitas resistências, a mesma era rotulada como preguiçosa, sem nenhum respeito pelas suas diferenças. 

A psicopedagoga Aurileide Reis (SEMED) enfatizou as fases vivenciadas pelos pais, especificamente a dificuldade dos pais na aceitação dos filhos com deficiências e da importância desse atendimento precoce para que receba mais cedo as terapias. O vice diretor da escola, José Edinaldo Costa, considerou um sucesso a programação e disse que irá incluir em seu planejamento anual as propostas sugeridas pelos presentes. 

A técnica de referência Alessandra Neves Silva em suas considerações finais agradeceu a todos e ressaltou que aquele momento era único, a comunidade escolar não seria mais a mesma após todas aquelas descobertas e discussões sobre a inclusão escolar. 


Por: Alessandra Neves Silva 

Especialista em Educação

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